Carlos Henrique Schroeder é autor da coletânea de contos “As certezas e as palavras” (Editora da Casa, 2010), vencedora do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional. E dos romances “As fantasias eletivas” (Record, 2014) e “História da chuva” (Record, 2015), dentre outros. Tem contos traduzidos para o alemão, espanhol e islandês.
As fantasias eletivas
Na turística Balneário Camboriú, Renê, um recepcionista noturno de hotel, tenta reconstruir sua vida e encontra na amizade de Copi, um travesti obcecado por fotografias, uma alternativa para sua vida destruída. Renê lerá o que Copi escreve e será o único que terá acesso a suas fotos de surpreendente beleza. É quando um livro se abre dentro do livro, e tudo se torna um grande ensaio da alma humana. As fantasias eletivas une prosa, poesia e fotografia para refletir sobre a solidão e a criação literária, e mostra como a literatura, a de verdade, é sobretudo feita de sangue.
Lançamento: setembro de 2014
Editora Record
Editora Record
História da chuva
História de chuva é um romance sobre o legado da perda, mas também sobre o mundo das artes cênicas, o envelhecer e a arte. O livro investiga a intrincada relação de Arhur e Lauro: amigos, parceiros profissionais e diretores do Grupo extemporâneo de formas animadas, especializado em teatro de animação. A narrativa começa num ponto crítico da vida de Lauro: recém-divorciado e atordoado pela ausência de Arthur (que morreu nos desastres de 2008, quando grande parte de Santa Catarina ficou debaixo da água, castigada pelas chuvas incessantes), ele procura um sentido para a existência da memória, das suas memórias. A obra é narrada por um alter ego do autor, que procura, ao tentar criar um perfil de Arthur, descobrir o quanto o teatro e a arte ainda fazem sentido para sua existência. O livro funciona como um falso documentário, que parte de elementos reais e ficcionais para jogar com o leitor, para provar que não há limite entre o palco e o mundo.
Obra contemplada com a Bolsa de Criação Literária do Programa Petrobrás Cultural 2012.
Lançamento: setembro de 2015
Editora Record
Editora Record